Dia das Mães deve movimentar 37,75 bilhões de reais no varejo
78% dos consumidores pretendem presentear

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal. Nos próximos dias o comércio deve receber cerca de 126,9 milhões de consumidores que pretendem comprar algum presente. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, 78% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente no período. A data deve movimentar cerca de R$ 37,75 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Apesar da grande movimentação, a pesquisa mostra uma queda nominal de R$ 2,46 bilhões em relação ao ano passado.
As principais presenteadas serão as mães (77%), a sogra (18%) e a esposa (17%). O levantamento aponta que os consumidores pretendem gastar em média R$ 298 com as compras, sendo maior o valor entre os homens (R$ 334) e entre as classes A/B (R$ 351). De acordo com a pesquisa, 15% devem gastar de R$ 101 a R$ 200 e 11% até R$ 100.
Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 51% acreditam que as mães merecem o presente como retribuição ao carinho e esforço dedicado, 25% consideram um gesto importante e 19% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.
Para a maioria dos consumidores ouvidos (69%), os preços dos produtos este ano estão mais caros do que ano passado.
De acordo com os entrevistados, 39% esperam gastar mais este ano, 37% o mesmo valor e 16% menos que no ano passado. Entre as razões para gastar mais, 60% pretendem comprar um presente melhor, 44% disseram que os produtos que querem comprar estão mais caros e 31% vão comprar mais presentes.
Por outro lado, entre os que vão gastar menos, 40% querem economizar, 26% irão comprar menos presentes este ano e 26% citaram uma situação financeira difícil.
“O Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre, e apesar da queda numérica em relação ao ano passado, sabemos que o brasileiro tem a tradição de presentear. É importante fazer pesquisa de preço e ficar atento ao orçamento já que o país passa por um período crítico de inadimplência e de juros altos”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Perfumes, roupas e cosméticos lideram o ranking dos presentes
A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser os perfumes (47%), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). E em média, serão comprados 2 presentes.
Os consumidores pretendem comemorar a data principalmente na casa da mãe (43%), em sua própria casa (28%) e 11% pretendem almoçar fora em restaurantes ou bares.
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (80%), principalmente em shopping center (32%), shopping popular (19%), lojas de departamento (17%) e nas lojas de rua (11%).
Já 45% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet, sendo que 73% pretendem comprar em aplicativos, 69% em sites e 28% pelo Instagram.
Os tipos de sites / lojas online mais citados para a compra dos presentes são os de varejistas internacionais (52%), seguidos dos sites de lojas de cosméticos e perfumes (45%) e varejistas nacionais (37%).
Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as principais justificativas de compra são: a variedade de produtos (72%), os preços mais baixos (61%), a qualidade dos produtos (38%) e a economia de gastos (31%).
“As compras por aplicativos têm crescido, uma vez que as lojas e os marketplaces têm investido neste tipo de ferramenta. Apesar disso, as compras em lojas físicas continuam sendo a preferência dos brasileiros, que gostam de negociar e experimentar o produto antes de levar para casa”, destaca Costa.
79% pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar; PIX será a forma de pagamento mais utilizada
A pesquisa aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (79%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (85%), seja em sites/aplicativos (74%) e nas redes sociais (41%). 68% farão a pesquisa de preços em lojas físicas, com destaque para lojas de shoppings (47%), lojas de rua (32%) e supermercados (17%).
Em relação a forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (46%) e cartão de débito (23%). 56% citam o pagamento à prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (31%). A média será de 4 prestações.
32% dos que pretendem comprar presentes estão com contas atrasadas
A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia das Mães já extrapolaram o limite do seu orçamento: 27% admitem que costumam gastar mais do que podem com as compras na data.
Outro comportamento preocupante, 32% dos consumidores que pretendem ir às compras estão com contas em atraso, sendo que 63% estão com o nome sujo atualmente. Além disso, 13% reconhecem que pretendem deixar de pagar alguma conta para ir às compras neste Dia das Mães.
“A inadimplência do brasileiro tem batido recorde e isso acende um alerta em relação à importância do controle dos gastos nas comemorações. O consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas. O ato de presentear não pode ser mais importante do que o orçamento da família. Nessa hora vale usar a criatividade e até mesmo dividir o pagamento do presente com outras pessoas”, orienta.
O levantamento aponta que 82% pagarão o(s) presente(s) comprado(s) sozinhos, e 13% pretendem dividir o pagamento com mais pessoas. Entre aqueles que pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s), 56% farão entre irmão(ã), 34% com outros familiares e 13% com o pai.
Metodologia
Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o Dia das Mães deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: 730 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia das Mães. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,63 p. p. e 4,0 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: de 01 a 10 de abril de 2025.
Testes: Os testes estatísticos foram realizados dentro de cada categoria – mais ou menos intenso (Sexo Mas. X Fem., Idade por faixa e Classe AB x CDE) com nível de confiança de 95%.
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
Sobre a Offerwise - Há mais de 15 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo. Evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar.
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